terça-feira, 24 de maio de 2011

O craque da rodada

Ronaldinho Gaúcho tirou da cartola duas ou três jogadas de efeito no 4 a 0 do Flamengo sobre os reservas do Avaí. Bernardo foi decisivo na virada do Vasco, 3 a 1, sobre o Ceará. Os artilheiros Liedson, do Corinthians, e Kléber, do Palmeiras, fizeram a diferença nas vitórias de seus times sobre os desfalcados Grêmio e Botafogo, respectivamente.

Mas o craque da primeira rodada do Brasileirão não estava em Macaé, nem em Fortaleza, muito menos em Porto Alegre ou São José do Rio Preto. Estava, sim, no Rio de Janeiro, no Engenhão. Entrou em campo às 21:45h do último domingo e, ainda antes de tocar na bola, levantou todas as torcidas. O público parecia prever a exibição de gala que o esperava.

Bastou o pontapé inicial para o veterano camisa dez – que começou a jogar nos campinhos de Liverpool – desfilar sua categoria. Antes dos cinco minutos, já tinha marcado o primeiro golaço. De canhota – seu forte. Depois vieram outros tentos, de todas as maneiras possíveis: de cabeça, peito, bicicleta, carrinho, letra, e que letras. Até de pé direito, que, dizem, não é lá grandes coisas.

Prato cheio para o locutor, que não tinha descanso. Só que, à certa altura, nem a garganta dele aguentou, e o sujeito pediu um intervalo, um stop. Mas logo vinha gol, gol, gol.

O time do craque, inevitavelmente, ganhou de goleada, e a plateia o aplaudiu tanto, que ele foi ao vestiário e voltou ao gramado duas vezes. Apenas para uma prorrogação mágica e pênaltis extras – exigência do árbitro Pimenta, sargento fora das quatro linhas e sócio do Corações Solitários Futebol Clube nas horas vagas.

Prorrogação vencida com notas de saudade iminente, pênaltis convertidos com maestria de gênio, veio o final do jogaço. Delírio no estádio. Obladis e obladás como balões coloridos nas arquibancadas, nos camarotes, na geral, nos corredores. Pena que a vida lá fora tinha que seguir  pelas ruas longas, sinuosas e jamais tão felizes do Engenho de Dentro.

Que não demore muito a segunda rodada...

2 comentários:

Lucas Montenegro disse...

Agora fiquei curioso, que craque é esse? Que eu saiba não teve jogo no Engenhão na 1ª rodada...

Marcus Alencar disse...

Ainda bem que pelo menos um craque que veio do exterior está brilhando por aqui, infelizmente não para dizer muito dos outros, né.