quarta-feira, 18 de maio de 2011

A primeira rodada

Começa no próximo fim de semana o Brasileirão. Trinta e oito rodadas para testar a força e a resistência dos vinte principais clubes do país. Com os dribles de Neymar, as assistências de Conca, a velocidade de Lucas, os lampejos de Thiago Neves e a categoria de Montillo, a disputa promete ser das melhores.

Já na primeira rodada temos jogos que podem ser decisivos, especialmente num torneio de pontos corridos, em que o início é tão importante quanto o final.

Santos e Internacional é um deles. O Peixe é candidatíssimo à taça  não só pelos jogadores que tem, mas também pelo treinador, o papa-títulos Muricy Ramalho. O senão é a possível conquista da Libertadores. O título e a consequente preparação para o Mundial mudariam o foco do Alvinegro Praiano. Já o Colorado, apesar do bom elenco, pode sofrer um bocado nas garras ainda inexperientes de Falcão. A não ser que a genuína elegância do ex-jogador inspire D'Alessandro e cia.

Outro confronto dos bons é Fluminense e São Paulo. O time do interminável Rogério Ceni ensaia um carrossel com jeitão de montanha-russa das mais velozes: Lucas, Fernandinho, Dagoberto, Ilsinho e Luís Fabiano formam uma linha de frente que merece toda a atenção. Já o Tricolor carioca, atual campeão e dono de um plantel ainda forte, precisa de imediato se reorganizar fora de campo. A desratização do vestiário das Laranjeiras e a chegada do técnico Abel Braga são um bom começo.

Há também os clássicos Palmeiras e Botafogo, Grêmio e Corinthians – que hoje valem mais pela tradição do que pela qualidade dos times. Ainda sem os reforços pretendidos, Felipão, Caio Júnior, Renato Gaúcho e Tite, respectivamente, terão de improvisar a omelete com os poucos ovos que têm.

Flamengo e Cruzeiro, outros dois favoritos à área vip da tabela, têm missões aparentemente mais fáceis: o campeão carioca encara um Avaí mais preocupado com a semifinal da Copa do Brasil; o mineiro, um Figueirense enfraquecido, que viu da arquibancada Chapecoense e Criciúma decidirem o campeonato estadual.

A tendência é que nossa competição mais importante, diferentemente dos anos anteriores, engrene já nas primeiras rodadas, uma vez que quase todos os cachorros grandes estão fora das fases finais da Taça Libertadores e da Copa do Brasil (exceção feita a Santos e Vasco). O Brasileirão antes do que muitos imaginavam é o que há.

Nenhum comentário: